A IMPORTÂNCIA DE USAR UM CERTIFICADO DE SEGURANÇA SSL NO SEU SITE

Categoria: Serviços Optimeios | Data: 06 Out 2017

O SSL é muito importante na protecção de informações sensíveis mas há outras vantagens menos conhecidas na sua utilização.

O SSL1  é um protocolo que permite comunicações seguras (encriptadas) entre um browser e o servidor. A sua importância é óbvia quando um site lida com informações sensíveis como dados de pagamento e dados pessoais, entre outros, mas há outras vantagens menos conhecidas na sua utilização.

Quando o seu site tem um certificado de segurança SSL instalado, a maior parte dos browsers mostram um ícone de segurança junto à barra de endereços. Quanto à compra dos certificados, há para todos os gostos e carteiras, tipicamente a diferença de preço está relacionada com o nível de encriptação proporcionada e também com o seguro associado que pode permitir obter uma compensação caso o certificado seja violado.

Os mais caros, os Extended Validation Certificates, são aqueles que alteram a barra de endereços do browser colocando-a verde e com uma zona onde é apresentada o nome do emissor do certificado.

 

1. Vantagens em termos de SEO

Desde 2014, o Google considera a utilização de um SSL no algoritmo de cálculo de ranking e relevância. O conteúdo de um site continua a ser um dos factores mais importantes mas, em caso de empate, um site com SSL fica acima de um site sem SSL nos resultados de pesquisa.

Fonte: http://googlewebmastercentral.blogspot.pt/2014/08/https-as-ranking-signal.html

 

2. Protecção dos utilizadores

O SSL torna muito complicado os ataques do tipo man-in-the-middle. Esta técnica faz com que o tráfego de um site passe primeiro num computador de alguém com más intenções antes de chegar ao computador do utilizador. No meio deste processo os dados podem ser alterados. Podem, por exemplo, modificar os ficheiros JavaScript e injectar código malicioso e ver todos os dados que estão a passar na rede. Com o SSL estes ataques são quase impossíveis e prevenimos que os utilizadores do nosso site não percam tempo a lidar com vírus ou resgates de dados por hackers e passem mais tempo a ver o que temos para oferecer 

 

O Google inclusive lançou uma nota oficial, dizendo que a partir de janeiro deste ano (2017), o navegador Chrome irá exibir um alerta para os usuários que estiverem usando páginas não seguras (HTTP) para inclusão de senhas ou outros dados sensíveis.

Com esse posicionamento em favor da segurança na web, grandes players do mercado estão tornando a navegação segura cada vez mais indispensável.

 

3. Novas tecnologias

O browser deixou de ser apenas um software para apresentar documentos estáticos. É agora todo um ambiente complexo com capacidade para utilizar a webcam, GPS, microfone e até reconhecimento de voz. Para o acesso a estas funcionalidades avançadas é quase sempre necessário que o utilizador dê permissões para tal.

Dado o poder destes novos recursos, os fabricantes dos browsers estão a planear que seja apenas permitido dar estas autorizações a sites com SSL. Isto será para evitar que um utilizador malicioso, com recurso a um ataque man-in-the-middle, altere os ficheiros originais e consiga utilizar abusar destas funcionalidades.

 

4. Conversões e vendas E-commerce

Aliado aos Trust Site Seals (ícones fornecidos pelos fornecedores de certificados para colocar nos sites), a presença de SSL é um reforço de confiança para um potencial cliente efectuar uma compra online. Há vários  relatos que confirmam que a presença de um Trust Site Seal aumentou a conversão de leads e vendas online.

 

 

1 Na verdade o SSL está a ser suplantando pelo TLS (Transport Layer Security) mas o termo continua a ser usado quando nos referimos às comunicações seguras na web.

Listar Novidades